Direção

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

O colégio é dirigido pelas Irmãs da Imaculada Conceição de Nossa Senhora de Lourdes.
O Espírito Santificador, prometido por Jesus aos Apóstolos continua, em todos os tempos, a santificação da Igreja, conferindo seus dons às pessoas e às instituições e dando-lhes, ao mesmo tempo, vitalidade e força para a ação.
Se isso acontece no plano individual, o mesmo se dá em sentido mais amplo e grupal: um instituto religioso surge na Igreja por uma intervenção particular do Espírito que o suscita em vista de um desígnio especial de Deus e o confia a certas pessoas, em benefício da Igreja. É sob a ótica da fé, que se deve considerar esse “desígnio especial de Deus” e, ainda na fé, procurar esclarecê-lo.
Como toda comunidade religiosa que, sob seu duplo aspecto – individual e coletivo – se situa na igreja e a serviço da Igreja, também as origens da “Pequena Congregação” partiram do projeto conjunto de D. Laurence (Bispo de Tarbes) e do padre Jean-Louis Peydessus (missionário de Nossa Senhora de Garaison). Antes de concretizar-se, ele devia amadurecer durante vinte anos, num jogo de luz e sombra, até ser assumido por Eugénie Ducombs (Madre Maria de Jesus Crucificado) e duas companheiras que Deus preparara, no segredo de seu coração, para este fim.

O dia 15 de dezembro de 1863 marca sua consagração definitiva ao Senhor, quando, no Santuário de Garaison, elas emitem seus votos e fundam a Congragação das Irmãs do Coração Imaculado e Sofredor de Maria, instalando-se em Lannemezan-França.
Em 1908 o Instituto chega às terras brasileiras fundando  sua primeira casa em Petrópolis, Rio de Janeiro e em 1940 instala-se no Nordeste, em João Pessoa, fundando assim esta querida escola.

Um dos maiores desafios do sistema educacional é, sem dúvida, contribuir na construção de uma sociedade fundamentada nos valores éticos.
Para enfrentar esse desfio, a Proposta Educativa Lourdinas crava suas bases na proposta cristã de educação cujo objetivo é despertar o amor, a justiça e a solidariedade do ser humano.
Assegurada nesse fundamento, a Escola Lourdinas é um espaço de construção da aprendizagem e de ampliação constante dos conhecimentos onde o(a) educando(a) encontra meios para exercer a cidadania, segundo os critérios cristãos, em uma interação entre Cultura e Fé e Fé e Vida.

A sua Proposta Educativa é oferecer situações de aprendizagem que favoreçam, às crianças e aos jovens, a aquisição de competências para enfrentarem as relações sócio-político-econômicas, no respeito à cidadania e comprometidos com a “cultura da vida e da paz”. Para isso, os cursos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, têm por finalidade:

– Oferecer uma educação de qualidade;
– Promover os desenvolvimentos intelectual, emocional e social do(a) educando(a);
– Favorecer o acesso ao conhecimento como instrumento da práxis social;

Possibilitar o desenvolvimento da espiritualidade de cada educando(a) para que ele(a) possa:

– Cultivar a fidelidade aos compromissos assumidos na Fé;

– Reconhecer em Maria um exemplo de generosidade aos planos de Deus e de compromisso com a VIDA;

– Viver a experiência da Eucaristia como fonte de vida e de comunhão;

– Buscar formas de fraternidade cristã que sejam sinais de perdão e misericórdia, contrapondo-se à violência dominante no mundo.

– Estimular no(a) educando(a), desde a infância, a inteligência, a criatividade, a capacidade de liderança, de forma a contribuir para a sua realização pessoal e profissional;

– Incentivar os alunos à pesquisa, análise crítica e reflexão, nos diversos níveis de conhecimentos, estimulando-os a estabelecerem relações com as situações vivenciadas no cotidiano.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×